Escalas cromáticas e diatônicas.
Objetivos: Ao preparar escalas diatônicas e cromáticas, busque volume e articulação consistentes, estabilidade de andamento, articulação legato perfeita e tom consistente e refinado.
Método de prática sugerido: Comece tocando lentamente com um metrônomo e aumente gradualmente o andamento, ouvindo atentamente para manter o controle, clareza, uniformidade e bom tom. Pratique escalas tanto "apoiando" quanto "tirando", usando as combinações de dedos e padrões de acento listados na pg.5. Termine as escalas diatônicas com o acorde, cadência ou progressão de acordes apropriados.
Tremolando escalas.
Objetivo: escalas de notas repetidas em tremolando podem ser tocadas para desenvolver velocidade e destreza da mão direita.
Procure manter volume e articulação consistentes, ritmo constante, articulação legato perfeita e tom consistente e refinado.
Método de prática sugerido: prepare escalas tremolando da mesma maneira que escalas diatônicas e cromáticas, dando atenção especial à articulação da mão direita.
Ouça atentamente para verificar a clareza dos acentos e a consistência do volume em todas as combinações de dedos.
Escalas de ligadura
Objetivo: Ao preparar escalas de ligadura, busque precisão rítmica e um volume consistente entre notas dedilhadas e ligadas.
Método de prática sugerido: Preste atenção especial à trajetória do dedo da mão esquerda. Pratique segmentos menores da escala, dedicando um grau apropriado de tempo extra para fortalecer combinações de dedos mais fracos "por exemplo, 3-4 pull-offs e hammer-ons".
Ouça atentamente o equilíbrio entre notas dedilhadas e ligadas. Pratique com um metrônomo e aumente a velocidade gradualmente.
Escalas em 3ª e 6ª
Objetivo: Buscar a simultaneidade de pares de notas, equilíbrio de volume e articulação legato perfeita.
Método de prática sugerido: Para atingir o equilíbrio e a simultaneidade da mão direita, pratique escalas em um formato tremolando, repetindo cada díade três ou quatro vezes. Pratique a mão esquerda separadamente, enfatizando a preparação dos dedos para atingir uma qualidade perfeita.
Padrões de arpejos.
Objetivo: Esforce-se para obter uma clareza perfeita de nota para nota em ritmo, volume e tom. Ouça a precisão no tempo das mudanças de acordes.
Método de prática sugerido:
Pratique com um metrônomo, começando em um andamento que facilite o controle e a clareza.
Aumente gradualmente o andamento, mantendo a estabilidade da mão direita, bem como a velocidade e a trajetória reguladas dos dedos. A maioria dos arpejos foi selecionada de 120 Arpeggios Opus 1 de Mauro Giulianni.
Haverá uma segunda parte com mais exercícios técnicos.
Essa segunda parte, oferece uma variedade de dedilhados e exercícios suplementares usados por guitarristas profissionais para variar sua rotina diária de prática. Incorpore esses componentes suplementares conforme necessário para fortalecer o controle rítmico, construir velocidade e melhorar a flexibilidade em sua técnica de guitarra.
Aqui execute de ambas as formas, tirando e apoiando:
a combinação im pode ser executada como i-m ou m-i
a combinação ia pode ser executada como i-a ou a-i
a combinação ma pode ser executada como m-a ou a-m
1ª série: GUITARRA CLÁSSICA ESCALAS E ARPEJOS Todas as escalas e arpejos devem ser tocados de memória. ESCALAS UMA OITAVA Todas as escalas, com apoio e tirando. C, G i, m ou m, i Menor harmônica E i, m ou m, i CROMÁTICA E i, m ou m, i ______________________________________________________ ARPEJOS (somente tirando) C, G p, i, m, a, m, i Menor E p, i, m, a, m, i ______________________________________________________ 2ª série: GUITARRA CLÁSSICA ESCALAS E ARPEJOS Todas as escalas e arpejos devem ser tocados de memória. As escalas, execute com apoio e tirando. Arpejos tirando. ESCALAS DEDOS-CHAVE OITAVA principal D, A, F i, m ou m, i (1-oitava) Menor harmônico E, D i, m ou m, i (1-oitava) CROMÁTICO A i, m ou m, i (1-oitava) ______________________________________________________ ARPEGIOS Maiores C p, i, m, a, m, i (2-oitavas) Menor A p, i, m, a, m, i (2-oitavas) ______________________________________________________ 3ª série: GUITARRA CLÁSSICA ESCALAS E ARPEJOS Todas as escalas e arpejos devem ser tocados de memória. As escalas, execute com apoio e tirando. Arpejos tirando. ESCALAS DEDOS OITAVAS principal C, G i, m ou m, i (2-oitavas) Menor harmônico A i, m ou m, i (2-oitavas) CROMÁTICO A i, m ou m, i (2-oitavas) EM TERÇAS maiores C i, m ou m, i (1-oitava) ______________________________________________________ ARPEGIOS Maiores C, G p, i, m, a, i, m, a, m, i, a, m, i, p (2-oitavas) Menores A, E p, i, m, a, i, m, a, m, i, a, m, i, p (2-oitavas) ______________________________________________________ 4ªsérie: GUITARRA CLÁSSICA ESCALAS E ARPEJOS Todas as escalas e arpejos devem ser tocados de memória. As escalas, execute com apoio e tirando, os arpejos são apenas tirando. ESCALAS DEDOS CHAVE OITAVAS principal E, F i, m ou m, i ou i, a (2-oitavas) Menor harmônico E i, m ou m, i ou i, a (2-oitavas) Menor melódico A i, m ou m, i ou i, a (2-oitavas) CROMÁTICO C i, m ou m, i ou i, a (2-oitavas) EM TERÇAS maiores A i, m ou m, i ou i, a (1-oitava) NA SEXTA maior E i, m ou m, i ou i, a (1-oitava) ______________________________________________________ ARPEGIOS Maiores E, F♯, F p, i, m, a, i, m, a, m, i, a, m, i, p (2-oitavas) Menor B, F♯ p, i, m, a, i, m, a, m, i, a, m, i, p (2-oitavas) ______________________________________________________ 5ª série: GUITARRA CLÁSSICA ESCALAS E ARPEJOS Todas as escalas e arpejos devem ser tocados de memória. As escalas, execute com apoio e tirando, os arpejos apenas tirando. ESCALAS CHAVE MÃO DIREITA DEDILHO OITAVAS principal E i, m ou m, i ou i, a (3-oitavas) C, F 2 Menor harmônico E i, m ou m, i ou i, a (3-oitavas) F, G 2 Menor melódico A i, m ou m, i ou i, a (2-oitavas) CROMÁTICO E i, m ou m, i ou i, a (3-oitavas) EM TERÇAS maiores G i, m ou m, i ou i, a (2-oitavas) EM OITAVAS Maiores G i, m ou m, i ou i, a (2-oitavas) ______________________________________________________ ARPEJOS Maiores E p, i, m, a, i, m, a etc. D, F p, i, m, a, i, m, a, m, i, a, m, i, p (2-oitavas) Menor E p, i, m, a, i, m, a etc. A, G p, i, m, a, i, m, a, m, i, a, m, i, p (2-oitavas) ______________________________________________________ 6ª série: GUITARRA CLÁSSICA ESCALAS E ARPEJOS Todas as escalas e arpejos devem ser tocados de memória. As escalas execute apoiando e tirando, os arpejos tirando. ESCALAS DEDOS OITAVAS principal F, F♯, G, B♭, B i, m ou m, i ou i, a ou m, a (2-oitavas) Harmônico E i, m ou m, i ou i, a (3-oitavas) Fá, F♯, G2 Menor melódico G, A, B i, m ou m, i ou i, a (2-oitavas) CROMÁTICO E, F, G i, m ou m, i ou i, a (3-oitavas) EM TERÇAS Harmônico menor B i, m ou m, i ou i, a (2-oitavas) ______________________________________________________ ARPEGIOS Maiores E p, i, m, a, i, m, a etc. G, A♭, A, B♭, B p, i, m, a, i, m, a, m, i, a, m, i, p 2 Menor E p, i, m, a, i, m, a etc. G, A♭, A, B♭, B p, i, m, a, i, m, a, m, i, a, m, i, p 2 ______________________________________________________ 7ª série: GUITARRA CLÁSSICA ESCALAS E ARPEJOS Todas as escalas e arpejos devem ser tocados de memória. As escalas execute apoiando e tirando, os arpejos tirando. ESCALAS DEDOS CHAVE OITAVAS principal E i, m ou m, i ou i, a (3-oitavas) Menor harmônico e melódico E i, m ou m, i ou i, a (3-oitavas) Fá, Fá♯, Sol, Lá♭, Lá, Si♭, B, Dó, Dó♯, Ré (2-oitavas) CROMÁTICO E, F, G i, m ou m, i ou i, a (3-oitavas) PRINCIPAL EM TERÇAS, SEXTAS e OITAVAS E i, m ou m, i ou i, a (3-oitavas) ______________________________________________________ ARPEJOS Maiores E p, i, m, a, i, m, a etc. F, F♯, G, A♭, A, B♭, B, C, C♯, D p, i, m, a, i, m, a, m, i, a, m, i, p (2-oitavas) Menores E p, i, m, a, i, m, a etc. F, F♯, G, A♭, A, B♭, B, C, C♯, D p, i, m, a, i, m, a, m, i, a, m, i, p (2-oitavas) ______________________________________________________ 7ª DOMINANTE Na tonalidade de Sol, começando em D i,m ou m,i (2-oitavas) ______________________________________________________ 8ª série: GUITARRA CLÁSSICA ESCALAS E ARPEJOS Todas as escalas e arpejos devem ser tocados de memória. As escalas, execute com apoio e tirando, os arpejos tirando. ESCALAS DEDOS CHAVE OITAVAS principal E, F, F♯, G, A♭, A, B♭, B i, m ou m, i ou i, a (3-oitavas) Dó, Dó♯, Ré, Mi♭ 2 Menor harmônico e melódico F, F♯, G, A♭, A, B♭, B i, m ou m, i ou i, a (3-oitavas) CROMÁTICO E, F, G i, m ou m, i ou i, a (3-oitavas) PRINCIPAL EM TERÇAS G, F p+i, p+m, p+i, p+m etc. NAS SEXTAS E, F p+i, p+m, p+i, p+m etc. NAS OITAVAS G, E, F p+i, p+m, p+i, p+m etc. HARMÔNICO MENOR EM TERÇAS A, E p+i, p+m, p+i, p+m etc. NAS SEXTAS A, E p+i, p+m, p+i, p+m etc. NAS OITAVAS A, E p+i, p+m, p+i, p+m etc. ______________________________________________________ ARPEJOS Maiores E, G, A p, i, m, a, i, m, a etc. Menores E, F, G p, i, m, a, i, m, a etc. ______________________________________________________ 7ª DOMINANTE NA tonalidade de Dó, começando em F i, m OU m,i (3-oitavas) ______________________________________________________ 9ª série: GUITARRA CLÁSSICA ESCALAS E ARPEGIOS Todas as escalas e arpejos devem ser tocados de memória. As escalas, execute com apoio e tirando, os arpejos tirando. ESCALAS DEDOS CHAVE OITAVAS principal G, A♭, A, B♭, B i, m ou m, i ou i, a (3-oitavas) Menor harmônico e melódico G, A♭, A, B♭, B i, m ou m, i ou i, a (3-oitavas) CROMÁTICO G, A♭, A, B♭, B i, m ou m, i ou i, (3-oitavas) PRINCIPAL EM TERÇAS G, F p+i, p+m, p+i, p+m etc. NAS SEXTAS E, F p+i, p+m, p+i, p+m etc. NAS OITAVAS G, E, F p+i, p+m, p+i, p+m etc. HARMÔNICO MENOR EM TERÇAS A p+i, p+m, p+i, p+m etc. NAS SEXTAS A p+i, p+m, p+i, p+m etc. EM OITAVAS A p+i, p+m, p+i, p+m etc. EM DÉCIMAS A p+i, p+m, p+i, p+m etc.
Programação de estudos de guitarra clássica, Itália.
1ª série Escalas diatônicas de uma oitava em todas as tonalidades melódicas maiores e menores, na primeira região; • M. GIULIANI: 120 Arpejos Op.1; • AA. VV. : Estudos, mesmo monódicos, sobre toque livre e toque apoiado e relativo capacidade de variar seus aspectos dinâmicos e tímbricos; • AA. VV. : Estudos sobre a técnica do arpejo. 2ª série Escalas diatônicas de uma oitava, em todas as tonalidades maiores e menores (melódico-harmônico), na primeira região; • M. Giuliani: 120 Arpejos Op.1; • AA. VV. : Estudos sobre sons simultâneos envolvendo o uso da barra; • Prelúdios de F. CARULLI Op.114: do nº1 ao nº10; • J. SAGRERAS As primeiras aulas de violão; • M. GIULIANI Le papillon Op.50: do nº1 a nº12; Lições progressivas Op.51: do nº1 a nº6; • Roggero Chiesa Graduado em Guitarra. Um método para iniciar na guitarra. 3ª série • Escalas diatônicas de duas oitavas, em todas as tonalidades maiores e menores (melodicas harmônicas); • M. GIULIANI: 120 Arpejos Op.1; • AA. VV. : Estudo de composições de autores do século XIX. XVI, XVII, XVIII, retirados do repertório original ou transcrito por instrumentos dedilhados similares; • Estudo de trechos retirados das seguintes obras de autores do século XIX: Método D. AGUADO, segunda parte: Lições do nº10 ao 24; M. CARCASSI Valsa Op.4 nº3 e 4, Ariette Op.5: do nº1 ao 11; F. CARULLI Estudos Op.27, Pequenas peças Op.121; F. MOLINO 18 prelúdios; A. DIABELLI Estudos fáceis Op.39: do nº5 ao nº30; M. GIULIANI Lições progressivas Op.51: do nº1 ao nº6 e do nº10 ao nº12, Doze Escoceses Op.33, Le Papillon Op.50: do nº1 ao nº12; W. MATIEGKA Doze peças fáceis Op.3; N. PAGANINI Ghiribizzi (entre os mais fáceis); F. Estudos SOR Op.44: do nº1 ao nº17, Estudos Op.60: do nº1 ao nº15; • AA. VV.: Estudo de peças de autores do século XX, sem elevado grau de dificuldade, excertos da literatura original para violão. 4ª série • Escalas diatônicas de duas oitavas, em todas as tonalidades maiores e menores (melodicas harmônicas); • M. GIULIANI: 120 Arpejos Op.1; • AA. VV. : Estudos sobre ligaduras simples ascendentes e descendentes; • AA. VV. : Estudo de composições de autores do século XIX. XVI, XVII, XVIII, retirados do repertório original ou transcrito por instrumentos dedilhados similares; • Estudo de trechos retirados das seguintes obras de autores do século XIX: D. AGUADO Exercícios do nº1 ao nº13, do nº15 ao nº20; M. CARCASSI Estudos Op.21: do nº13 ao nº24, Pequenas peças Op.11; F. CARULLI Estudos Op.192, Op.174, Op.211; F. MOLINO 12 Valsa Op.9; A. DIABELLI Estudos Op.127; M. GIULIANI Estudos Op.139 nº1 e nº2, Doze Valsas Op.59, Le Papillon Op.50: do nº13 ao nº22; F. Estudos SOR Op.31 do nº2 ao nº9, Estudos Op.35: do nº3 ao nº6; Estudos Op.44: do nº18 ao nº24, AA. VV.: Estudo de peças de autores do século XX, sem elevado grau de dificuldade, extraídas de literatura original para violão. 5ª série • Escalas diatônicas na faixa máxima em todas as tonalidades maiores e menores melódico; • M. GIULIANI: 120 Arpejos. Op.1; • AA. VV. : Estudo de composições de autores do século XIX. XVI, XVII, XVIII, retirados do repertório original ou transcrito por instrumentos dedilhados similares; • AA.VV.: Estudos de dificuldade média em subidas, descidas e ligaduras enfeites; • Estudo de trechos retirados das seguintes obras de autores do século XIX: Método D. AGUADO, Parte Dois: Lições do nº25 ao nº36, do nº38 ao nº40, nº44, do nº47 ao nº49, Método, terceira parte: Estudos nº1 e do nº3 ao nº10; M. CARCASSI Estudos Op.60 do nº1 ao 10, nº16 e nº19; 20 exercícios progressivos do Método do nº11 ao 20, 12 pedaços pequenos, opção 3, Seis caprichos Op.26, Valsa Op. 4: nº1, nº2, nº5 e nº6, Ariette Op.5: do nº12 ao nº18; F. CARULLI 14 sonatas fáceis, Op.241, Op.246, Op.333, 24 Prelúdios Op.114: do nº10 ao nº24, Seis Valsas Op.101; M. GIULIANI Método Op.1 (Partes II, III, IV), Estudos Op.48: do nº1 ao nº5, Le Papillon Op. 50: do nº23 ao nº32, Op.51: do nº7 ao nº9 e do nº13 ao nº18, Op.98, Op.100: do nº4 ao nº16 e do nº22 ao nº24, Op. 139: do nº3 ao nº6, 12 Monferrine Op.12, Entretenimentos Op. 78, 6 árias irlandesas Op. 125; N. PAGANINI Ghiribizzi (entre os de dificuldade adequada); N. Coste Quatorze peças Op.51, Estudos Op.38 nº1 e nº2; W. MATIEGKA 12 Minuetos Brilhantes Op.15; H. MARSCHENER 12 Bagatela Op.4; F. Estudos SOR Op.31: do nº10 ao nº15, nº17, nº18, do nº22 ao nº24, Estudos Op.35: do nº7 ao nº12, nº14, nº15, Estudos Op.60: do nº16 ao nº25, Divertimenti Op.1, Op.2, Op.8, Op.13, Op.23, 12 Minuetos Op.11, Pequenas peças Op.24, Op.42, Op.47, Op.48; AA. VV.: Estudo de peças de autores do século XX, sem elevado grau de dificuldade, extraídas de literatura original para violão.
Roteiro de estudo: https://www.verbratec.com.br/2023/02/roteiro-estudo-guitarra-classica.html para guitarra clássica.
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