Música, estudo técnico de escalas.

Essa parte contém exercícios técnicos correspondentes a cada nível do roteiro. Para testes técnicos específicos exigidos para exames, os alunos devem consultar o Classical Guitar Syllabus.

Escalas cromáticas e diatônicas.
Objetivos: Ao preparar escalas diatônicas e cromáticas, busque volume e articulação consistentes, estabilidade de andamento, articulação legato perfeita e tom consistente e refinado.

Método de prática sugerido: Comece tocando lentamente com um metrônomo e aumente gradualmente o andamento, ouvindo atentamente para manter o controle, clareza, uniformidade e bom tom. Pratique escalas tanto "apoiando" quanto "tirando", usando as combinações de dedos e padrões de acento listados na pg.5. Termine as escalas diatônicas com o acorde, cadência ou progressão de acordes apropriados.

Tremolando escalas.
Objetivo: escalas de notas repetidas em tremolando podem ser tocadas para desenvolver velocidade e destreza da mão direita.
Procure manter volume e articulação consistentes, ritmo constante, articulação legato perfeita e tom consistente e refinado.

Método de prática sugerido: prepare escalas tremolando da mesma maneira que escalas diatônicas e cromáticas, dando atenção especial à articulação da mão direita.
Ouça atentamente para verificar a clareza dos acentos e a consistência do volume em todas as combinações de dedos.

Escalas de ligadura
Objetivo: Ao preparar escalas de ligadura, busque precisão rítmica e um volume consistente entre notas dedilhadas e ligadas.

Método de prática sugerido: Preste atenção especial à trajetória do dedo da mão esquerda. Pratique segmentos menores da escala, dedicando um grau apropriado de tempo extra para fortalecer combinações de dedos mais fracos "por exemplo, 3-4 pull-offs e hammer-ons".
Ouça atentamente o equilíbrio entre notas dedilhadas e ligadas. Pratique com um metrônomo e aumente a velocidade gradualmente.

Escalas em 3ª e 6ª
Objetivo: Buscar a simultaneidade de pares de notas, equilíbrio de volume e articulação legato perfeita.

Método de prática sugerido: Para atingir o equilíbrio e a simultaneidade da mão direita, pratique escalas em um formato tremolando, repetindo cada díade três ou quatro vezes. Pratique a mão esquerda separadamente, enfatizando a preparação dos dedos para atingir uma qualidade perfeita.

Padrões de arpejos.
Objetivo: Esforce-se para obter uma clareza perfeita de nota para nota em ritmo, volume e tom. Ouça a precisão no tempo das mudanças de acordes.

Método de prática sugerido:
Pratique com um metrônomo, começando em um andamento que facilite o controle e a clareza.
Aumente gradualmente o andamento, mantendo a estabilidade da mão direita, bem como a velocidade e a trajetória reguladas dos dedos. A maioria dos arpejos foi selecionada de 120 Arpeggios Opus 1 de Mauro Giulianni.

Haverá uma segunda parte com mais exercícios técnicos.
Essa segunda parte, oferece uma variedade de dedilhados e exercícios suplementares usados por guitarristas profissionais para variar sua rotina diária de prática. Incorpore esses componentes suplementares conforme necessário para fortalecer o controle rítmico, construir velocidade e melhorar a flexibilidade em sua técnica de guitarra.
Aqui execute de ambas as formas, tirando e apoiando:
a combinação im pode ser executada como i-m ou m-i
a combinação ia pode ser executada como i-a ou a-i
a combinação ma pode ser executada como m-a ou a-m
1ª série: GUITARRA CLÁSSICA
ESCALAS E ARPEJOS

Todas as escalas e arpejos devem ser tocados de memória.

ESCALAS UMA OITAVA
Todas as escalas, com apoio e tirando.
C, G i, m ou m, i 
Menor harmônica
E i, m ou m, i 
CROMÁTICA 
E i, m ou m, i 
______________________________________________________
ARPEJOS (somente tirando)

C, G p, i, m, a, m, i 
Menor
E p, i, m, a, m, i 
______________________________________________________

2ª série: GUITARRA CLÁSSICA
ESCALAS E ARPEJOS

Todas as escalas e arpejos devem ser tocados de memória. 
As escalas, execute com apoio e tirando. Arpejos tirando.
ESCALAS DEDOS-CHAVE OITAVA
principal
D, A, F i, m ou m, i  (1-oitava)
Menor harmônico
E, D i, m ou m, i   (1-oitava)
CROMÁTICO A i, m ou m, i  (1-oitava)
______________________________________________________
ARPEGIOS 
Maiores
C p, i, m, a, m, i  (2-oitavas)
Menor
A p, i, m, a, m, i  (2-oitavas)
______________________________________________________


3ª série: GUITARRA CLÁSSICA
ESCALAS E ARPEJOS

Todas as escalas e arpejos devem ser tocados de memória.
As escalas, execute com apoio e tirando. Arpejos tirando.
ESCALAS  DEDOS OITAVAS
principal
C, G i, m ou m, i (2-oitavas)
Menor harmônico
A i, m ou m, i (2-oitavas)
CROMÁTICO 
A i, m ou m, i (2-oitavas)
EM TERÇAS maiores
C i, m ou m, i (1-oitava)
______________________________________________________
ARPEGIOS 
Maiores
C, G p, i, m, a, i, m, a, m, i, a, m, i, p (2-oitavas)
Menores
A, E p, i, m, a, i, m, a, m, i, a, m, i, p (2-oitavas)
______________________________________________________


4ªsérie: GUITARRA CLÁSSICA
ESCALAS E ARPEJOS

Todas as escalas e arpejos devem ser tocados de memória.
As escalas, execute com apoio e tirando, os arpejos são apenas tirando.
ESCALAS DEDOS CHAVE OITAVAS
principal
E, F i, m ou m, i ou i, a (2-oitavas)
Menor harmônico
E i, m ou m, i ou i, a (2-oitavas)
Menor melódico
A i, m ou m, i ou i, a (2-oitavas)
CROMÁTICO 
C i, m ou m, i ou i, a (2-oitavas)
EM TERÇAS maiores
A i, m ou m, i ou i, a (1-oitava)
NA SEXTA maior
E i, m ou m, i ou i, a (1-oitava)
______________________________________________________
ARPEGIOS
Maiores
E, F♯, F p, i, m, a, i, m, a, m, i, a, m, i, p (2-oitavas)
Menor
B, F♯ p, i, m, a, i, m, a, m, i, a, m, i, p (2-oitavas)




______________________________________________________
5ª série: GUITARRA CLÁSSICA
ESCALAS E ARPEJOS

Todas as escalas e arpejos devem ser tocados de memória.
As escalas, execute com apoio e tirando, os arpejos apenas tirando.
ESCALAS CHAVE MÃO DIREITA DEDILHO OITAVAS
principal
E i, m ou m, i ou i, a (3-oitavas)
C, F 2
Menor harmônico
E i, m ou m, i ou i, a (3-oitavas)
F, G 2
Menor melódico
A i, m ou m, i ou i, a (2-oitavas)
CROMÁTICO
E i, m ou m, i ou i, a (3-oitavas)
EM TERÇAS 
maiores
G i, m ou m, i ou i, a (2-oitavas)
EM OITAVAS 
Maiores
G i, m ou m, i ou i, a (2-oitavas)
______________________________________________________
ARPEJOS 
Maiores
E p, i, m, a, i, m, a etc.
D, F p, i, m, a, i, m, a, m, i, a, m, i, p (2-oitavas)
Menor
E p, i, m, a, i, m, a etc.
A, G p, i, m, a, i, m, a, m, i, a, m, i, p (2-oitavas)




______________________________________________________
6ª série: GUITARRA CLÁSSICA
ESCALAS E ARPEJOS

Todas as escalas e arpejos devem ser tocados de memória.
As escalas execute apoiando e tirando, os arpejos tirando.
ESCALAS DEDOS OITAVAS
principal
F, F♯, G, B♭, B i, m ou m, i ou i, a ou m, a  (2-oitavas)
Harmônico
E i, m ou m, i ou i, a  (3-oitavas)
Fá, F♯, G2
Menor melódico
G, A, B i, m ou m, i ou i, a  (2-oitavas)
CROMÁTICO 
E, F, G i, m ou m, i ou i, a  (3-oitavas)
EM TERÇAS
Harmônico menor
B i, m ou m, i ou i, a (2-oitavas)
______________________________________________________
ARPEGIOS Maiores
E p, i, m, a, i, m, a etc.
G, A♭, A, B♭, B p, i, m, a, i, m, a, m, i, a, m, i, p  2
Menor
E p, i, m, a, i, m, a etc.
G, A♭, A, B♭, B p, i, m, a, i, m, a, m, i, a, m, i, p  2




______________________________________________________
7ª série: GUITARRA CLÁSSICA
ESCALAS E ARPEJOS

Todas as escalas e arpejos devem ser tocados de memória.
As escalas execute apoiando e tirando, os arpejos tirando.
ESCALAS DEDOS CHAVE OITAVAS
principal
E i, m ou m, i ou i, a  (3-oitavas)
Menor harmônico e melódico
E i, m ou m, i ou i, a  (3-oitavas)
Fá, Fá♯, Sol, Lá♭, Lá, Si♭, B, Dó, Dó♯, Ré (2-oitavas)
CROMÁTICO 
E, F, G i, m ou m, i ou i, a  (3-oitavas)
PRINCIPAL
EM TERÇAS, SEXTAS e OITAVAS 
E i, m ou m, i ou i, a  (3-oitavas)

______________________________________________________
ARPEJOS 
Maiores
E p, i, m, a, i, m, a etc.
F, F♯, G, A♭, A, B♭, B, C, C♯, D p, i, m, a, i, m, a, m, i, a, m, i, p (2-oitavas)
Menores
E p, i, m, a, i, m, a etc.
F, F♯, G, A♭, A, B♭, B, C, C♯, D p, i, m, a, i, m, a, m, i, a, m, i, p (2-oitavas)
______________________________________________________
7ª DOMINANTE Na tonalidade de Sol, começando em D i,m ou m,i (2-oitavas)


______________________________________________________
8ª série: GUITARRA CLÁSSICA
ESCALAS E ARPEJOS

Todas as escalas e arpejos devem ser tocados de memória.
As escalas, execute com apoio e tirando, os arpejos tirando.
ESCALAS DEDOS CHAVE OITAVAS
principal
E, F, F♯, G, A♭, A, B♭, B i, m ou m, i ou i, a (3-oitavas)
Dó, Dó♯, Ré, Mi♭ 2
Menor harmônico e melódico
F, F♯, G, A♭, A, B♭, B i, m ou m, i ou i, a (3-oitavas)
CROMÁTICO E, F, G i, m ou m, i ou i, a (3-oitavas)
PRINCIPAL
EM TERÇAS G, F p+i, p+m, p+i, p+m etc.
NAS SEXTAS E, F p+i, p+m, p+i, p+m etc.
NAS OITAVAS G, E, F p+i, p+m, p+i, p+m etc.
HARMÔNICO MENOR
EM TERÇAS A, E p+i, p+m, p+i, p+m etc.
NAS SEXTAS A, E p+i, p+m, p+i, p+m etc.
NAS OITAVAS A, E p+i, p+m, p+i, p+m etc.
______________________________________________________
ARPEJOS 
Maiores
E, G, A p, i, m, a, i, m, a etc.
Menores
E, F, G p, i, m, a, i, m, a etc.
______________________________________________________
7ª DOMINANTE NA tonalidade de Dó, começando em F i, m OU m,i (3-oitavas)

______________________________________________________

9ª série: GUITARRA CLÁSSICA
ESCALAS E ARPEGIOS

Todas as escalas e arpejos devem ser tocados de memória.
As escalas, execute com apoio e tirando, os arpejos tirando.
ESCALAS DEDOS CHAVE OITAVAS
principal
G, A♭, A, B♭, B i, m ou m, i ou i, a (3-oitavas)
Menor harmônico e melódico
G, A♭, A, B♭, B i, m ou m, i ou i, a (3-oitavas)
CROMÁTICO 
G, A♭, A, B♭, B i, m ou m, i ou i, (3-oitavas)

PRINCIPAL
EM TERÇAS
G, F p+i, p+m, p+i, p+m etc.
NAS SEXTAS 
E, F p+i, p+m, p+i, p+m etc.
NAS OITAVAS 
G, E, F p+i, p+m, p+i, p+m etc.

HARMÔNICO MENOR
EM TERÇAS A p+i, p+m, p+i, p+m etc.
NAS SEXTAS A p+i, p+m, p+i, p+m etc.
EM OITAVAS A p+i, p+m, p+i, p+m etc.
EM DÉCIMAS A p+i, p+m, p+i, p+m etc.

Programação de estudos de guitarra clássica, Itália.


1ª série
Escalas diatônicas de uma oitava em todas as tonalidades melódicas maiores e menores, na primeira
região;
• M. GIULIANI: 120 Arpejos Op.1;
• AA. VV. : Estudos, mesmo monódicos, sobre toque livre e toque apoiado e relativo
capacidade de variar seus aspectos dinâmicos e tímbricos;
• AA. VV. : Estudos sobre a técnica do arpejo.

2ª série
Escalas diatônicas de uma oitava, em todas as tonalidades maiores e menores (melódico-harmônico),
na primeira região;
• M. Giuliani: 120 Arpejos Op.1;
• AA. VV. : Estudos sobre sons simultâneos envolvendo o uso da barra;
• Prelúdios de F. CARULLI Op.114: do nº1 ao nº10;
• J. SAGRERAS As primeiras aulas de violão;
• M. GIULIANI Le papillon Op.50: do nº1 a nº12;
Lições progressivas Op.51: do nº1 a nº6;
• Roggero Chiesa Graduado em Guitarra. Um método para iniciar na guitarra.

3ª série
• Escalas diatônicas de duas oitavas, em todas as tonalidades maiores e menores (melodicas harmônicas);
• M. GIULIANI: 120 Arpejos Op.1;
• AA. VV. : Estudo de composições de autores do século XIX. XVI, XVII, XVIII, retirados do repertório
original ou transcrito por instrumentos dedilhados similares;
• Estudo de trechos retirados das seguintes obras de autores do século XIX:
Método D. AGUADO, segunda parte: Lições do nº10 ao 24;
M. CARCASSI Valsa Op.4 nº3 e 4,
Ariette Op.5: do nº1 ao 11;
F. CARULLI Estudos Op.27,
Pequenas peças Op.121;
F. MOLINO 18 prelúdios;
A. DIABELLI Estudos fáceis Op.39: do nº5 ao nº30;
M. GIULIANI Lições progressivas Op.51: do nº1 ao nº6 e do nº10 ao nº12,
Doze Escoceses Op.33,
Le Papillon Op.50: do nº1 ao nº12;
W. MATIEGKA Doze peças fáceis Op.3;
N. PAGANINI Ghiribizzi (entre os mais fáceis);
F. Estudos SOR Op.44: do nº1 ao nº17,
Estudos Op.60: do nº1 ao nº15;
• AA. VV.: Estudo de peças de autores do século XX, sem elevado grau de dificuldade, excertos
da literatura original para violão.

4ª série
• Escalas diatônicas de duas oitavas, em todas as tonalidades maiores e menores (melodicas harmônicas);
• M. GIULIANI: 120 Arpejos Op.1;
• AA. VV. : Estudos sobre ligaduras simples ascendentes e descendentes;
• AA. VV. : Estudo de composições de autores do século XIX. XVI, XVII, XVIII, retirados do repertório
original ou transcrito por instrumentos dedilhados similares;
• Estudo de trechos retirados das seguintes obras de autores do século XIX:
D. AGUADO Exercícios do nº1 ao nº13, do nº15 ao nº20;
M. CARCASSI Estudos Op.21: do nº13 ao nº24,
Pequenas peças Op.11;
F. CARULLI Estudos Op.192,
Op.174, Op.211;
F. MOLINO 12 Valsa Op.9;
A. DIABELLI Estudos Op.127;
M. GIULIANI Estudos Op.139 nº1 e nº2,
Doze Valsas Op.59,
Le Papillon Op.50: do nº13 ao nº22;
F. Estudos SOR Op.31 do nº2 ao nº9,
Estudos Op.35: do nº3 ao nº6;
Estudos Op.44: do nº18 ao nº24,
AA. VV.: Estudo de peças de autores do século XX, sem elevado grau de dificuldade, extraídas de
literatura original para violão.

5ª série
• Escalas diatônicas na faixa máxima em todas as tonalidades maiores e menores melódico;
• M. GIULIANI: 120 Arpejos. Op.1;
• AA. VV. : Estudo de composições de autores do século XIX. XVI, XVII, XVIII, retirados do repertório
original ou transcrito por instrumentos dedilhados similares;
• AA.VV.: Estudos de dificuldade média em subidas, descidas e ligaduras
enfeites;
• Estudo de trechos retirados das seguintes obras de autores do século XIX:
Método D. AGUADO, Parte Dois: Lições do nº25 ao nº36, do nº38 ao nº40,
nº44, do nº47 ao nº49,
Método, terceira parte: Estudos nº1 e do nº3 ao nº10;
M. CARCASSI Estudos Op.60 do nº1 ao 10, nº16 e nº19;
20 exercícios progressivos do Método do nº11 ao 20,
12 pedaços pequenos, opção 3,
Seis caprichos Op.26,
Valsa Op. 4: nº1, nº2, nº5 e nº6,
Ariette Op.5: do nº12 ao nº18;
F. CARULLI 14 sonatas fáceis,
Op.241, Op.246, Op.333,
24 Prelúdios Op.114: do nº10 ao nº24,
Seis Valsas Op.101;
M. GIULIANI Método Op.1 (Partes II, III, IV),
Estudos Op.48: do nº1 ao nº5,
Le Papillon Op. 50: do nº23 ao nº32,
Op.51: do nº7 ao nº9 e do nº13 ao nº18,
Op.98,
Op.100: do nº4 ao nº16 e do nº22 ao nº24,
Op. 139: do nº3 ao nº6,
12 Monferrine Op.12,
Entretenimentos Op. 78,
6 árias irlandesas Op. 125;
N. PAGANINI Ghiribizzi (entre os de dificuldade adequada);
N. Coste Quatorze peças Op.51,
Estudos Op.38 nº1 e nº2;
W. MATIEGKA 12 Minuetos Brilhantes Op.15;
H. MARSCHENER 12 Bagatela Op.4;
F. Estudos SOR Op.31: do nº10 ao nº15, nº17, nº18, do nº22 ao nº24,
Estudos Op.35: do nº7 ao nº12, nº14, nº15,
Estudos Op.60:  do nº16 ao nº25,
Divertimenti Op.1, Op.2, Op.8, Op.13, Op.23,
12 Minuetos Op.11,
Pequenas peças Op.24, Op.42, Op.47, Op.48;
AA. VV.: Estudo de peças de autores do século XX, sem elevado grau de dificuldade, extraídas de
literatura original para violão.



Roteiro de estudo: https://www.verbratec.com.br/2023/02/roteiro-estudo-guitarra-classica.html para guitarra clássica.

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Jair de Jesus

Estudante de HTML, CSS, json, Blogger e tal.{picture#https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_X8kjnFQ6gqz7mpAsGYmndUBnVFuhUwtt2T4rjn6FnitkZZUulhSIzmhVsYGWIHULCAqOObPV3xw9ru-dSPBPuWhT9PGtv-XEK1A5I6l8bJtjEjRsYYleMWoCvtjOtVhDRusviMdEFBU/s35/jair.jpg}{facebook#https://facebook.com/verbratecajuda}{youtube#https://youtube.com/@estudoviolaoclassico} {twitter#https://twitter.com/verbratecajuda}

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