أغسطس 2024

[full-post]

Acompanhe meu estudo de música com violão clássico, inscreva-se no canal YouTube: @estudoviolaoclassico.
Meu estudo é por minha conta e risco, kkk, sem um professor definido, busco estudar com os melhores que posso, e é muito importante ter um roteiro para estudar, então seguindo a escola européia temos uma programação de estudo do início ao performer, listado logo abaixo, nessa página.

Se és iniciante na guitarra clássica, aqui está o fio da meada, aprenda certo do começo, tenha paciência e persevere, logo terás bons resultados: Curso iniciante em guitarra clássica. Para aprender onde estão as notas musicais no instrumento, nomenclaturas, como funciona a notação musical(partitura-tablatura), o que é métrica, dinâmica, ritmo, andamento e todos os demais assuntos referentes a base inicial do estudo de música com guitarra clássica.

Iniciante; graus 1 a 3 ou aproximadamente 1 a 3 anos de estudo prático.
Intermediário; graus 4 a 6 ou aproximadamente 4 a 5 anos de estudo prático.
Avançado; grau 7 e acima, 6 anos ou mais de experiência na prática.

Quanto tempo demora pra aprender? O professor 'renomado' Édson Lopes nos conta que começou em 1972 e se formou em 1978.
Acredito que isso resume a resposta. Eu estou tentando aprender "sempre". No meu caso 'de iniciante', tem peça que aprendo em um mês e tem peça que em três meses não consegui executar de maneira satisfatória, então creio que é preciso respeitar o meu nível técnico e persistir, sempre aprendendo, adicionando, melhorando.
Para ingressar na primeira série é preciso que o aluno:
1. Conheça os elementos básicos, as partes do instrumento.
2. Conheça a posição do corpo e o posicionamento de ambas as mãos em relação ao instrumento.
3. Nomeie os dedos de ambas as mãos. Ordenação das cordas e localização na pauta (pentagrama).
4. Leia rítmica no campo da primeira posição e situe no instrumento.
5. Ação do polegar da mão direita e dedos 1, 2, 3, 4 da mão esquerda.
6. Ação alternada dos dedos i e m e ação dos dedos 1, 2, 3 e 4.
7. Alterações, domine os acidentes bemol e sustenido.
8. Habilite e estimule a ação dos dedos p-i e p-m da mão direita.
9. Realize arpejo de três e quatro notas p-i-m, p-i-m-i, p-i-m-a.
10. Execute acordes de dois e três notas.
11. Desenvolva a capacidade auditiva de discriminação para afinar o instrumento.
12. Todo esse conhecimento está no curso iniciante em guitarra clássica e será revisto e ampliado, nas primeiras séries, para solidificar o conhecimento base do desenvolvimento técnico do aluno.



Conteúdos didáticos, 1ª série:
1. Descrição dos diferentes elementos da guitarra a nível estrutural, funcional e ornamental.
2. Usar postura corporal adequada, posicionamento do violão e funções de ambas as mãos.
3. Descrição do nomenclato dos diferentes símbolos da partitura: clave, armadura, fórmula de compasso e etc.
4. Conhecimento de valores rítmicos e suas pausas: semibreve, mínima, semínima, colcheia e quiálteras tercinas..
5. Iniciação básica ao dedilhado(arpejo) de guitarra e distinção de planos sonoros.
6 - Sincronização de ambas as mãos. Transferências longitudinais e transversais da mão esquerda.
7 - Ataque tirando e apoiando.
8 - Afinação simples por equísono.


Músicas da 1ª série:

F. Sor: Etudes Op.60, Nº1
F. Sor: Etudes Op.60, Nº2
F. Carulli: 48 Estudos Elementares Nº 8
F. Carulli: 48 Estudos Elementares Nº 9
Dionísio Aguado: 28 estudos progressivos para nível elementar e intermediário, nº2.
N. Coste: 43 Progressive Etudes Nº1





Objetivos didáticos da 2ª série:
1. Desenvolver a capacidade auditiva de discriminação para afinar o instrumento por equisons e oitavas.
2. Conhecer a origem e evolução do instrumento.
3. Usar postura correta e expressiva, demostrando integração com o instrumento.
4. Fazer leitura rítmica no braço do instrumento.
5. Realizar arpejos de 2 notas com pulsação p-i e p-m.
6. Realizar arpejos de 3 notas com pulsação p-i-m.
7. Realize arpejos de 4 notas com pulsação p-i-m-a.
8. Executar acordes com pulsação a-m-i.
9. Fazer ligados simples e compostos, ascendentes e descendentes.
10. Fazer barra(pestana-capotraste), em 2 cordas, 3 cordas, 4 cordas.
https://www.youtube.com/watch?v=24YP5l_EFPM 11. Introdução à técnica de estudo, organização de rotina diária, semanal, mensal.


Músicas da 2ª série:

Músicas parte—A
F. Sor: Etudes, Op.31, Nº1.
Ferdinando Carulli: Waltz Op. 121, Nº1 vídeo/YouTube partitura+tab
Dionísio Aguado: 28 Estudos Progressivos Elementar-Intermediário Nº9
Matteo Carcassi: Andantino Gracioso, 50 Estudos Progressivos Nº1
Napoléon Coste: 43 Estudos progressivos Nº4

Músicas parte—B
T. Cutting: Greensleeves (tradicional britânica).
F. Sor: Andantino Op.35, Nº2
Mauro Giuliani: Le Papillon Op.50, Nº1 (Borboleta - Butterfly).
F. Carulli: Valsa e Três Variações - 48 Estudos Elementares Nº17
F. Carulli: Country Dance Dança camponesa

Músicas parte—C
Matteo Carcassi: Marcha OP.59, nº17
Carl Henze: Op.92 Nocturne
F. Ferandiere: Contradanza de Los Curtacos
Antônio Alba: Habanera Op.9 (Pensando em ti)
G. Ryan: Barn Dance Dança no celeiro.
Johann Kaspar Mertz: Romance




Conteúdos didáticos da 3ª série:
1. Manter postura com atitude corporal e integração.
2. Toque apoiando e tirando.
3. Fazendo acordes, arpejos e ligaduras ascendentes e descendentes.
4. Mordentes, iniciação.
5. Apagadores, iniciação.
6. Desenvolver a habilidade de afinar por harmônicos naturais.
7. Localização das notas na região 2 do instrumento.
8. Prática de ponto, ponto duplo.
9. Controle de volume do som, timbre e vibrato, iniciação.
10. Análise básica do discurso musical; motivo, frase, melodia, acompanhamento etc.
11. Agógica e dinâmica.
12. Utilização da memória, iniciação.
13. Leitura de pequenos fragmentos em aula.
14. Produção de harmônicos no 12º e 7º trastes.
15. Escalas diatônicas de duas oitavas, com saltos de posição, em todas as tonalidades maiores e menores.

Músicas da 3ª série:
Músicas parte—A
F. Sor: Allegretto moderato Op.31, No.3
F. Carulli: Poco Allegretto, 24 Estudos Técnicos Nº5 partitura+tab.pdf
M. Giuliani: Allegro Op.1, Vol.2, No. 3
M. Carcassi: Etude Op.60, Nº1
M. Carcassi: Estudo nº2 Opus 60
M. Carcassi: Andantino Op.60, nº3
N. Coste: Moderato, 43 Progressive Etudes, Nº10

Música parte—B
F. Sor: Andante Pequeno;
F. Sor: Andantino Op.35, Nº4
F. Carulli: Rondo em C, Op.241
Niccolo Paganini: Sonatina nº1 ms 85 Allegro
Matteo Carcassi: cantiga suíça.
Daniel Fortea: Mi Favorita.
N. Coste: Barcarole
Antônio Cano: Valsa.

Músicas parte—C
J. K. Mertz: Scherzo
Luise Walker: Pequeno romance - Kleine romanze
J. Ferrer: Tango nº 3
P. Roch: Habanera
J. Salvador Sagreras: Maria Luísa
Abel Fleury: A flor chorosa (A flor de llanto)


Conteúdos didáticos 4ª série:
1. Compreensão das estruturas musicais: motivos, temas, períodos, frases, seções etc.
2. Cuidado e manutenção da forma das unhas, essenciais para obter um som de boa qualidade, usar diferentes ângulos de ataque, sensibilidade artística, faixa dinâmica, etc.
3. Orientações para o desenvolvimento de uma técnica(pomodoro) de estudo.
4. Delimitar partes da obra estudada que apresente dificuldade.
5. Controle do tempo e critérios de estudo.
6. Memorização de pelo menos duas peças incluídas no programa do curso.
7. O aluno deve dominar a leitura de qualquer um dos compassos na obra em estudo.
8. Explicação da tablatura em cifra, aplicada a uma obra dos vihuelistas.
9. Aplicação dos conhecimentos adquiridos na resolução de problemas técnicos e interpretativos (propor digitações, corrigir hábitos de estudo, pesquisar pessoalmente as características interpretações de cada um dos estilos musicais trabalhados durante o curso).
10. Consciência corporal, dando especial ênfase ao relaxamento como aspecto fundamental para obter uma boa interpretação.
11. Conhecimento e domínio das diferentes técnicas de afinação do instrumento (equísono, harmônicos, oitavas).
12. Escalas diatônicas na faixa máxima em todas as tonalidades maiores e menores.

Músicas da quarta série:

Músicas parte—A
D. Aguado: 28 Estudos Progressivos Elementar-Intermediário, Nº4
Mauro Giuliani: (Intermediário) Estudo nº13 Opus 48.
Matteo Carcassi: Estudo nº4 Op.60
Matteo Carcassi: Estudo nº5 Op.60
Matteo Carcassi: Estudo nº6 Op.60
Matteo Carcassi: Estudo nº7 Op.60
N. Coste: Andante 43 Progressive Etudes, Nº23


Músicas parte—B
F. Tarrega: Etude in Em 57 Progressive Etudes, Nº41
Milan: Peacock Dance;
L.Milan: Seis Pavanas Nº1
Balada Espanhola: Romance De Amor; Canción Popular Española: Romanza
Fernando Sor: Estudo (Moderato em D) Opus 35, nº17
Fernando Sor: Galop
Mauro Giuliani: Divertimento Op.40, Nº6
Ferdinando Carulli: Scherzo

Músicas parte—C
J. Ferrer: (Dance of the Water Gods), La Danse Des Naïades Op.35
J. Ferrer: Tango Nº1
F. Tarrega: Lágrima.+. Vídeo YouTube partitura dinâmica.
F. Tarrega: Sueño (Mazurka)
M. Llobet: O Testamento De`Amelia
V. Gomez: (Capela das Dores) Triste Santuario
S. Schneider: (Jugeno) Juventude.
F. Mendelssohn: Marcha nupcial.
Lu Zhaoxuan: flores remanescentes da primavera



Objetivos didáticos 5ª série:
1. Desenvolver os objetivos gerais propostos para o curso, por nível correspondente.
2. Desenvolva a pulsação com as unhas, avançando no autocontrole do seu cuidado e a variedade timbral.
3. Analise formalmente os elementos musicais das obras em estudo.
4. Desenvolver sensibilidade física das distâncias e posições sem apoio visual.
5. Desenvolva o hábito de ouvir música de forma crítica.
6. Desenvolva a memória interpretativa memorizando fragmentos progressivamente maiores (movimentos completos).
7. Desenvolva a leitura a primeira vista.
8. Iniciação na leitura do repertório vihuelístico em suas fontes originais.
9. Obter a capacidade de afinar o instrumento, utilizando o diapasão e diversas técnicas (equisonos, harmônicos, oitavas).


Músicas da quinta série:

Músicas parte—A
Fernando Sor: Estudo nº8 Opus 35
F. Sor: (Etude Moonlight), Etudio Op.35, Nº22
M. Giuliani:Estudo Allegro nº19 Opus 48
M. Carcassi: (Elegant Allegro) Allegretto grazioso Op.60, Nº9
Matteo Carcassi: Estudo nº10 Op.60
Matteo Carcassi: Estudo nº11 Op.60
F. Tarrega: Prelude Nº1
L. Brouwer: Etude Simple Nº1

Músicas parte—B
G. Sanz: Canarios (Da Suite Española).
F. Sor: Minueto en Re Mayor Op.11, Nº5
F. Carulli: Allegretto (Slightly Allegro - da Sonata Op.5)
M. Giuliani: Rondo Op.100, nº16
L. Mozzani: Feste Lariane
L. Legnani: La Mazurka

Músicas parte—C
F. Tarrega: Adelita partitura+tab pdf
F. Tarrega: Rosita - Polca.
Abel Fleury: Milongueo del ayer
Jubert: Song of Pirates; M. Llobet: Canço del Lladre
A.Lauro: El Negrito (Little Negro Waltz).
F. M. Torroba: Torija
F. Kleynjans: Fado (triste).
Lu Zhaoxuan: Sunset Riverside



Objetivos didáticos 6ª série:
1 - Escalas em diferentes posições contendo ligaduras e acordes.
2 - Iniciação à improvisação a partir de uma determinada melodia.
3 - Ornamentação na música renascentista.
4 - Estudo e consolidação dos diferentes ataques dos dedos i, m e a.
5 - Transcrição de música composta para instrumentos relacionados com a guitarra (alaúde renascentista e barroco, vihuela, teorba, guitarra renascentista,...).
6 - Estudos de barras mantidas com extensões.
7 - Máxima coordenação com o resto das disciplinas complementares.
8 - Aprofundar o estudo do dedilhado e suas dificuldades. Redigitação.
9 - Aperfeiçoamento das diferentes formas de ataque dos dedos i, m e a.
10- Trabalhar e melhorar a memória musical através do fraseado.
11- Prática instrumental em grupo “música de câmara”.
12- Audições trimestrais, departamentais e de fim de ano em sala de aula curso.
13- Prática de leitura à primeira vista.
14- Prática de improvisação de pequenas melodias.

Séries 6ª e 7ª
O material musical selecionado para essas séries pode ser descrito como estando no final tecnicamente menos exigente do "continuum" do repertório profissional. O número de tonalidades e assinaturas de tempo que podem ser usadas se estende a toda a gama de possibilidades. O material melódico e rítmico pode incluir um grau significativo de complexidade. A música incluirá passagens onde dinâmica, articulação, fraseado e ornamentação demanda considerável destreza e flexibilidade. O repertório de escalas e arpejos no Componente 1 é expandido em número para incluir um grande número de tipos; além disso, os alunos podem ser solicitados a executá-los com dinâmicas e articulações variadas. A musicalidade é considerada quase tão importante quanto a realização técnica na avaliação, e espera-se que o candidato se comunique com um senso emergente de personalidade musical.

Repertório da sexta série:
Músicas parte—A
F. Sor: Estudio Op.6, Nº3
F. Sor: Estudio Op.6, Nº4
Matteo Carcassi: Allegro Op.60, Nº23
Mauro Giuliani: Estudo nº22 Opus 48
M. Ponce: Prelúdio(s) nº1 e nº2
F. Tarrega: Prelúdio nº 5
F. Tarrega: Estudio en la forma de Minueto.
L. Brouwer: Etude Simple No. 11

Músicas parte—B
L. Narvaez: Diferencias Sobre Guardame Las Vacas
J. S. Bach: Bourrée BWV996 - 5º movimento. -X- Partitura dinâmica com tablatura
J. S. Bach: Cantata BWV147 Jesus alegria dos homens - Cantata BWV 147
F. Sor: Minueto en La Mayor Op.11, Nº6
F. Carulli: Abertura
L. Legnani: Caprice Op.250, Nº2
F. Tarrega: Gran Vals Partitura dinâmica com TAB
F. Tarrega: Marieta (Mazurca).
A. Lauro: Valsa Venezuelana nº2 Andreina
A. Lauro: Valsa Venezuelana nº1 Tatiana

Músicas parte—C
M. Ponce: Estrellita
João Pernambuco: Saudosa viola.
João Teixeira Guimarães (João Pernambuco): Sons de Carrilhões.
J. Cardoso: Milonga
A. Barrios: Julia Florida (Barcarola)
A. Lauro: El Marabino
L. Merlin: Suite del Recuerdo (escolha duas peças - Reminiscence Suite)
J. Jimal: Baden Jazz Suite, 1st mvt.
J. Morel: Danza Brasileira
Lu Chao-Hsuan: Salgueiro


Repertório da sétima série:
Músicas parte—A
F. Sor: Andante Op.6, Nº11
F. Sor: Andante Op.6, Nº12;
Matteo Carcassi: Allegro Op.60, nº25;
L. Legnani: Caprice Op.20, nº7
Villa-Lobos: Estudo nº1.

Músicas parte—B
A. Mudarra: Fantasia
D. Scarlatti: Sonata (em lá maior) K.322
M. Giuliani: Sonata Allegro Spirito Op.15, 1º movimento.
J. K. Mertz: Tarantella Op.13 nº6Bardenklänge Mertz
N. Coste: Valse Favorito
F. Tarrega: Danza Mora
F. Tarrega: Recuerdos de la Alhambra
F. M. Torroba: Madronos (morangos).

Músicas parte—C
M. Ponce: Scherzino Mexicano
A. Lauro: Valsa venezuelana nº3 Natalia
H. Villa-Lobos: Prelúdio nº1
A. Carlevaro: Campo (Pastoral).
A. Tansman: Dança Pomposa
A. Barrios: Dança Paraguaya
J. S. Sagreras: El Colibri
L. Brower: Danza Caracteristica


8ª série
O material musical selecionado para esta série pode ser descrito como sendo tecnicamente de alguma forma dentro do "continuum" do repertório profissional. O número de tonalidades e assinaturas de tempo que podem ser usadas se estende a toda a gama de possibilidades; além disso, as peças podem incluir variações e mudanças de tonalidade e métrica. O material melódico e rítmico incluirá um grau significativo de complexidade. As demandas de dinâmica, articulação, fraseado e ornamentação serão consistentes e consideráveis. O repertório de escalas e arpejos no Componente 1 é expandido em número para compreender uma gama extremamente ampla de tipos, exigindo diferentes estilos de execução e explorando toda a gama do instrumento. A musicalidade é julgada como quase tão importante quanto a realização técnica na avaliação, e espera-se que o aluno se comunique com um senso emergente ou claro de personalidade musical.
Repertório da 8ª série:
Músicas parte—A
F. Sor: Estudio Op. 31, nº 19
F. Tarrega: Estudio de Velocidad en Mi maior
E. Pujol: El Abejorro (Etude Bumblebee).
A. Barrios: Estudio del Ligado (Slur Study) em lá maior.
H. Villa-Lobos: Estúdio nº11
H. Villa-Lobos: Estúdio nº5
L. Brouwer: Estudio Nº13
L. Brouwer: Estudio Nº20
M. Carcassi: Andantino con espressione em E Op.60, Nº24

Músicas parte—B
D. Scarlatti: Sonata K.178 (em ré maior, Op.178).
F. Sor: Marborough Introdução & Variações
M. Giulliani: Variações sobre um tema das Folies da Espanha.
N. Coste: Caprice sur l`air espagnol la Cachucha Op.13
F. Tarrega: Capricho Arabe, praticando - e - Partitura dinâmica com Tablatura.
A. Barrios: Vals Op.8 nº3
H. Villa-Lobos: Mazurka—Choro No.1 (De Suite Populaire).
Heitor Villa-Lobos: Prelúdio nº2
M. Giulliani: Variations sur un Theme de G. F. Handel

Músicas parte—C
M. Ponce: Prelúdio em Mi Maior
J. Malats: Serenata Espanola
M. Falla: Homenaje Le Tombeau de Debussy
Regino Sainz de la Maza: Zapateado
J. Turina: Homenaje a Tarrega Op.69
Y. Yocoh: Tema e Variações sobre Sakura (folclore japonês).
A. York: Sunburst (sol quente).
S. Rak: Tentação do Renascimento
A. Carlevaro: Tamboriles
R. Dyens: Saudade No.3



Repertório da 9ª série:

Músicas parte—A
José Fernando Macario Sors (Fernando Sor): Estudio Op.6, Nº6
F. Sor: Estudio Op.6, Nº9
Francisco de Asís Tárrega Eixea: Estúdio Brillante *
G. Regodi: Estudio nº5
H. Villa-Lobos: Estúdio nº 8
Agustín Pío Barrios Ferreira(Mangoré): El Ultimo Tremolo

Músicas parte—B
J. Dowland: Fantasia em Mi Maior *
D. Scarlatti: Sonata K.11 (em dó menor).
F. Sor: Grand Solo *
Mauro Giuseppe Sergio Pantaleo Giuliano: Grande Abertura *
Napoléon Coste: Les Soirées d Auteil Op.23
Johann Kaspar Mertz: Op.28 Fantasia sobre temas do Don Giovanni de Mozart
Luigi Rinaldo Legnani: Fantasia op.19
Julio Gabino Arcas Lacal (Julián Arcas): Polaca Fantastica
Manuel María Ponce Cuéllar: Sonata Clássica (movimentos rápidos e lentos).

Músicas parte—C
A. Barrios: Vals Op.8, Nº4
Isaac Manuel Francisco Albéniz y Pascual: Leyenda *
R. Pipo: Cancion y Danza Nº1
J. Rodrigo: Junto al Generalife.
J. Turina: Fandaguillo
H. Villa Lobos: Estudio Nº12
L. Brouwer: Elogio de la Danza
R. Dyens: Tango en Skai *
S. Dodgson: Divisões de Fantasia



Repertório da 10ª série:

Músicas parte—A
Fernando Sor: Estudio Op.29 nº17
Napoleon Coste: 25 Etudes Op.38 nº22
Heitor Villa Lobos: Estudo nº2
Heitor Villa-Lobos: Estudo nº7
A. Gilardino: "Ventanas" do 20 Estudio

Músicas parte—B
J. S. Bach: Fuga BWV1001
F. Sor: Variações sobre um tema de Mozart Op.9 Partitura com TAB dinâmica.-
D. Aguado: Fandango Variado Op.16
N. Coste: Andante et Polonaise Op.14
J. K. Mertz: Elegia
G. Regondi: Revere Nocturne Op.19
J. Arcas: Fantasy on Themes from La Traviata
M. C. Tedesco: Rondo Op.129
C. Domeniconi: Koyunbaba (Shepherd Suite).

Músicas parte—C
A. Barrios: Un sueno en la Floresta (arquivo: un-sueno-en-la-floresta-yt)
J. Rodrigo: En Los Trigales
L. Albeniz: Sevilha
M. Ponce: Variação do Tema e Finale
Mario Castelnuovo Tedesco: Tarantella
Nikita Koshkin: Usher Valse
F. Kleynjans: Arabesque en forme de Caprice (sur le tombeaude Tárrega) Op.99
Paulo Bellinati: Jongo (Jungle Dance).
F. Martin: Quatre Pieces
W. Amadeus Mozart: Marcha Turca
Dilermando Reis: Se ela perguntar.
Dilermando Reis: Alma apaixonada



Nível performance

Músicas parte—A
N. Coste: Abertura e Rondo
Giulio Regondi: Introdução e Capricho, Op. 23
F. Tarrega: Variações sobre o Carnaval de Veneza
F. M. Torroba: Sonatina em lá maior
M. Llobet: Variações sobre um tema de Sor
M. Ponce: Sonatina Meridional (Southern Sonata).
L. Brouwer: Hika: In Memoriam Toru Takemitsu

Músicas parte—B

F. Sor: Sonatina Op.22
J. K. Mertz: Fantasia Húngara
A. Barrios: La Catedral
J. Rodrigo: Invocação e Dança (Oração e Dança).
M. C. Tedesco: Capriccio Diabolico Op. 85
L. Berkeley: Sonatina Op.52
J. Obrovska: Quatro Imagens do Japão

Músicas parte—C

N. Paganini: Grande Sonata
M. Giuliani: Grande Sonate Eroica Op.150
J. W. Duarte: Suite Inglesa
J. Rodrigo: Sonata da Alegria (Sonata Giocosa).
M. Pujol: Tres Piezas Espanolas
L. Brouwer: El Decamaron Negro (Black Ten Day Tales).
Granados: Psalter Waltz; E. Granados: Valses Poéticos



Nível de jogo mais alto - avançado - recital de formatura:

Músicas parte—A
J. S. Bach: Chaconne - Partita No.2 in D minor, BWV 1004
J. S. Bach: 4 Suites para Alaúde (Uma delas)
J. S. Bach: Prelude, Fuga & Allegro BWV998

Músicas parte—B
M. Giuliani: Rossiniana Nº1-6 (Uma delas)
D. Aguado: Rondo Brillante Opus 2 nº2 - Opus 2 nº3
M. Ponce: Variações sobre Folia de Espana e Fuga.
A. José: Guitar Sonata.
R. Dyens: Libra Sonatina
V. Asencio: Sonata


Músicas parte—C
J. Rodrigo: Três Peças Espanholas.
W. Walton: Cinco Bagatelas
M. C. Tedesco: Sonata em ré maior.
A. Tansman: Suíte Cavatina.
B. Britten: Noturno
L. Brouwer: Sonata
S. Assad: Aquarela
A. Ginastera: Sonata Op.47
www.guitar.org.tw/myhtm/docs/20161001.pdf



Opus 48 de Mauro Giuliani para iniciantes em violão clássico.
𝕰𝖘𝖊𝖗𝖈𝖎𝖟𝖎𝖔 𝖕𝖊𝖗 𝖑𝖆 𝖈𝖍𝖎𝖙𝖆𝖗𝖗𝖆, 𝖈𝖔𝖓𝖙𝖊𝖓𝖊𝖓𝖙𝖊 24 𝖕𝖊𝖟𝖟𝖎 𝖉𝖊𝖑𝖑𝖆 𝖒𝖆𝖌𝖌𝖎𝖔𝖗𝖊 𝖉𝖎𝖋𝖋𝖎𝖈𝖔𝖑𝖙à, 𝖉𝖎𝖛𝖊𝖗𝖘𝖎 𝖕𝖗𝖊𝖑𝖚𝖉𝖎, 𝖕𝖆𝖘𝖘𝖆𝖌𝖌𝖎, 𝖊𝖉 𝖆𝖘𝖘𝖔𝖑𝖔




Opus 100 de Mauro Giuliani para iniciantes em violão clássico.




A Borboleta Op.50 de Mauro Giuliani.
    No.1  – Andantino em dó maior .... 1ª e/ou 2ª série
    No.2  – Grazioso em dó maior ..... 2ª série
    No.3  – Allegretto em dó maior ... 3ª série
    No.4  – Grazioso em sol maior .... 4ª série
    No.5  – Allegretto em lá menor ... 4ª série
    No.6  - Allegro em lá menor ...... 6ª série
    No.7  – Andantino em sol maior ... 5ª série
    No.8  – Allegretto em sol maior... 5ª série 
    No.9  – Andantino em ré maior .... 5ª série
    No.10 – Allegro em ré maior ...... 5ª série
    No.11 – Grazioso em dó maior ..... 2ª série
    No.12 – Allegretto em dó maior ... 3ª série
    No.13 – Allegro em lá menor ...... 3ª série
    No.14 – Andantino em sol maior ... 3ª série
    No.15 – Allegretto em lá menor ... 4ª série
    No.16 – Vivace em dó maior ....... 3ª série
    No.17 – Allegretto em sol menor .. 5ª série
    No.18 – Allegretto em sol maior .. 4ª série
    No.19 – Tempo di polacca em C  ... 4ª série
    No.20 – Allegretto em C .......... 3ª série
    No.21 – Andantino em ré menor..... 4ª série 
    No.22 – Allegretto em ré maior.... 4ª série
    No.23 – Grazioso em lá menor...... 4ª série
    No.24 – Allegro em lá maior....... 4ª série
    No.25 – Andantino grazioso em D .. 7ª série
    No.26 – Allegro em ré maior ...... 6ª série
    No.27 – Andantino em lá maior .... 5ª série
    No.28 – Andantino em dó maior .... 4ª série
    No.29 – Allegretto em dó maior ... 5ª série 
    No.30 – Andantino em Sol maior.... 5ª série 
    No.31 – Allegretto em Lá menor ... 5ª série
    No.32 – Allegro em Lá maior ...... 7ª série 




25 Estudos melódicos e progressivos Op.60 de Matteo Carcassi, completa partitura com tablatura.
Inscreva-se no canal do YouTube para incentivar esse projeto, para obter o arquivo pdf da partitura com tablatura é necessário ser inscrito.
 01. Estudo Allegro em C...................3ª série  Vídeo Youtube  
 02. Estudo Moderato con espressivo em Am..3ª série  Vídeo Youtube  
 03. Estudo Andantino em A.................3ª série  Vídeo YouTube 
 04. Estudo Allegretto em D................4ª série  Vídeo YouTube  
 05. Estudo Moderato em G..................4ª série  Vídeo YouTube
 06. Estudo Moderato em C..................4ª série  Vídeo YouTube  
 07. Estudo Allegro em Am..................4ª série  Vídeo YouTube  
 08. Estudo Moderato em E .................5ª série  Vídeo YouTube  
 09. Estudo Allegro grazioso em A..........5ª série  Vídeo YouTube   
 10. Estudo Allegretto em D................5ª série  Vídeo YouTube  
 11. Estudo Agitato em Dm..................5ª série  Vídeo YouTube  
 12. Estudo Andante mosso em D.............5ª série  Vídeo YouTube   
 13. Estudo Andante grazioso em A..........6ª série  Vídeo YouTube 
 14. Estudo Allegro moderato em D..........6ª série  Vídeo YouTube  
 15. Estudo Allegro moderato em C..........5ª série  Vídeo YouTube    
 16. Estudo Andante em F...................6ª série  Vídeo YouTube 
 17. Estudo Moderato em Am.................6ª série  Vídeo YouTube 
 18. Estudo Allegretto em A................7ª série  Vídeo YouTube 
 19. Estudo Allegro moderato em Em.........7ª série  Vídeo YouTube     
 20. Estudo Allegro brillante em A.........6ª série  Vídeo YouTube   
 21. Estudo Andantino em A.................6ª série  Vídeo YouTube  
 22. Estudo Allegretto em C................7ª série  Vídeo YouTube   
 23. Estudo Allegro em A...................6ª série  Vídeo YouTube  
 24. Estudo Andantino con espressione em E 8ª série  Vídeo YouTube 
 25. Estudo Allegro brillante em A.........7ª série  Vídeo YouTube 

Opus 60 Matteo Carcassi e os 25 estudos agrupados por dificuldade

Fácil: 2, 3, 4, 6, 10, 13, 16, 19

Médio: 1, 5, 7, 8, 9, 11, 12, 14, 15, 21, 23

Avançado: 17, 18, 20, 22, 24, 25

Agrupados por técnica
Escalas: 1, 6, 14, 18

Arpejo: 2, 3, 7, 11, 12, 13, 15, 19, 20 + 22 (incluindo ligaduras para mão esquerda)

Ligados: 4, 8, 9, 10, 21, 23, 25 (arpejo de braço da guitarra completo)

Outros: 5 + 17 (Movimento Paralelo e Saltos), 16 (Melodia e Acompanhamento), 24 (Saltos)

Agrupados por comprimento
Curto: 3, 4, 10

Médio: 1, 2, 5, 8, 11, 12, 13, 14, 16, 18, 19, 23

Longo: 2, 6, 7, 9, 15, 17, 20, 21, 22, 24, 25




Violão clássico por Fernando Sor - Opus 35 completa, partitura com tablatura.





Violão clássico por Fernando Sor - Opus 60


Amostra do inicio da partitura com tablatura, da mazurka de Juan Buscaglia.

Aqui teremos ao menos uma parte do trabalho do musicista argentino Juan José Buscaglia (22 Outubro 1893 - 14 Fevereiro 1958).

Juan José Buscaglia foi um importante compositor e intérprete argentino, conhecido por suas contribuições à música folclórica do país. Ele nasceu em 1927 e se destacou por sua habilidade em criar canções que capturam a essência da cultura argentina. Suas obras frequentemente abordam temas do cotidiano, da natureza e da vida rural, refletindo a rica tradição musical do folclore.

Buscaglia também é conhecido por seu estilo envolvente e por incorporar elementos de tonada e outros gêneros populares. Além de sua carreira solo, ele colaborou com diversos artistas e teve um papel importante na promoção da música folclórica argentina.

Entre 1964 e 1970, a "Ricordi Americana SARC - Buenos Aires" publicou 3 volumes de 8 miniaturas, cada um deles.

8 miniaturas - Volume 1 (1964):
1 - Don Eugenio (Milonga) Partitura no canal @estudoviolaoclassico YouTube
2 – Cancion Pampeana (Tonada) Partitura no canal @estudoviolaoclassico YouTube
3 – De mi Pago (Estilo) Partitura no canal @estudoviolaoclassico YouTube
4 – Milonga de San Vincente Partitura no canal @estudoviolaoclassico YouTube
5 – El Lucero (Vidalita) Partitura no canal @estudoviolaoclassico YouTube
6 – Arisqueando (Gato)Partitura no canal @estudoviolaoclassico YouTube
7 – Melodia (Valsa lenta) Partitura no canal @estudoviolaoclassico YouTube
8 - Un lamento (Vidàla) Partitura no canal @estudoviolaoclassico

8 miniaturas - Volume 2 (1965):
1 - Adrianita (Valsa) Partitura no canal @estudoviolaoclassico YouTube
2 – Recuerdos (Tremolo) Partitura no canal @estudoviolaoclassico YouTube
3 – Pampa (Pericon) Partitura no canal @estudoviolaoclassico YouTube
4 - Amanecer (Vidalita) Partitura no canal @estudoviolaoclassico YouTube
5 – En la Huella (Estilo) Partitura no canal @estudoviolaoclassico YouTube
6 – Recuerdos de mi Pago (Milonga) Partitura no canal @estudoviolaoclassico YouTube
7 - El Cimarron (Gato) Partitura no canal @estudoviolaoclassico YouTube
8 - Versos de Fogòn (Tonada)Partitura no canal @estudoviolaoclassico YouTube

8 miniaturas - Volume 3 (1970):
1 - Atardecer en la Pampa (Triste) Partitura no canal @estudoviolaoclassico YouTube
2 – Recuerdo de mi Pueblo (Valsa lenta)Partitura no canal @estudoviolaoclassico YouTube
3 – Canción de mi Pago (Tango) = Partitura no canal @estudoviolaoclassico YouTube
4 – Floreos (Milonga) Partitura no canal @estudoviolaoclassico YouTube
5 – Aparcero (Gato) Partitura no canal @estudoviolaoclassico YouTube
6 – En el Horizonte (Tonada) Partitura no canal @estudoviolaoclassico YouTube
7 – Mi viejo Rancho (Estilo) Partitura no canal @estudoviolaoclassico YouTube
8 - Preludio Criollo (Milonga).Partitura no canal @estudoviolaoclassico YouTube


Dilermando Reis

Músicas que estarão em breve no canal @estudoviolaoclassico.

Parte 1.



1- Qual foi o primeiro computador durante a II Guerra Mundial?
R- A criação do microcomputador ENIAC em 1943 durante a II Guerra Mundial.

2- Você acha que existe algum tipo de empresa que conseguiria operar sem o uso da TI? Cite-as.
R- Se pararmos para pensar, não existe nenhuma empresa que conseguiria operar ou expandir seus negócios sem o uso, parceria ou total dependência da TI.

3- Quando foi lançada a primeira rede de telefonia de celular no Brasil, quem lançou e qual foi a primeira cidade a usar o serviço?
R- Lá em 1990, quando a TELERJ lançou no Brasil a primeira rede de telefonia de celular na cidade do Rio de Janeiro.

4- Você acha que a TI é imprescindível para qualquer curso que a gente possa escolher? Por quê?
R- A Tecnologia da Informação (T.I.) é imprescindível em qualquer curso de qualquer área.

5- Comente abaixo as tecnologias que você usa hoje:
R- Computador, internet, smartphone e notebook.


7- Existe alguns aplicativos/programas que se deixasse de funcionar hoje fariam falta para seu dia a dia e em que utiliza cada um deles:
R- Google para estudar, WatsApp para conversar e YouTube para o lazer.


Parte 2.



1- Conceitue T.I. Tecnologia da Informação?

R- A tecnologia da informação (T.I.) é um conjunto de recursos tecnológicos que busca um objetivo, sendo ferramentas modernas e atualizadas a fim de facilitar a solução ou alcance desse objetivo.

2- O que é descrito como conjunto de ciências relacionadas a coleta, armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais?

R- Informática.

3- Qual a diferença entre Aplicativo e Software livre?

Aplicativo é o software que tem a finalidade de desempenhar tarefas específicas, enquanto o software livre se caracteriza por permitir a adequação do código às necessidades do usuário final, sendo geralmente fornecido gratuitamente.

4- Porque as pessoas confundem CPU com Gabinete? Eles tem alguma coisa em comum?

Por ignorância. CPU nada mais é do que um processador, ele pode estar no telefone, no computador de mesa ou no notebook, já o gabinete é uma caixa, geralmente metálica que abriga a placa mãe, a fonte de alimentação, placa de som, de vídeo e etc.

5- Quais são as cinco principais áreas de atuação na Tecnologia da Informação? Fale um pouco de cada um.

Programação(1), banco de dados(2), suporte técnico(3), segurança(4) e testes(5).
1- O principal trabalhador da programação é o programador, que usando a lógica cria um algorítmo com uma determinada linguagem, devido a grande quantidade de linguagens, diferenças de 'hardwares', funcionalidades do programa e etc. Na maioria dos casos é necessário uma equipe de programadores para desenvolver e manter um programa funcional e atualizado.
2- Banco de dados é onde ficam armazenados os dados, quando você se cadastra num site por exemplo o Facebook, seu nome de usuário, endereço de e-mail, senha de acesso, número de telefone etc. São arquivados no banco de dados do Facebook. O tipo de linguagem mais usada no banco de dados é SQL de "Structured Query Language".
3- Suporte técnico, na maioria dos casos atua na instalação de terminais, redes, faz a munutenção dos equipamentos físicos e também cuida de configurações, auxilia nos acessos, orienta novos usuários, etc.
4- Segurança é um estado de espírito e responsabilidade de toda a equipe, nada é 99% seguro.
5- Testes são realizados desde o início do desenvolvimento e geralmente atualizações são necessárias com o passar do tempo. Geralmente usuários selecionados usam uma versão denominada 'beta' para testar a praticidade e relatar as dificuldades encontradas no dia a dia através do 'feedback', em outras palavras, significa “dar um retorno” às pessoas envolvidas no desenvolvimento do programa, para orientá-las sobre eventuais problemas ou dificuldades.

6- O que acha do serviço Home Office? Trabalha ou conhece alguém que trabalha em Home Office? Fale as vantagens e desvantagens de trabalhar nesse novo padrão.
Home office, é algo muito bom, como citado 'segurança é um estado de espírito' e na maioria dos casos, nos sentimos mais seguros em casa do que em qualquer outro lugar. No Brasil um dos principais problemas é a falta de segurança.
O transporte público embora seja razoável nas grandes cidades, na maioria das vezes também é problemático, inseguro, demorado, desconfortável, caro, causando stress ao usuário e poluição ao meio ambiente. Considero o fato de não precisar se deslocar de casa até o local de trabalho uma boa vantagem e a segunda é a alimentação, que certamente em casa é melhor, no conforto do lar.

Parte 3.



1- Porque a T.I na atualidade está passando a ser parte integrante da gestão das empresas?

2- O que é Inteligência Artificial (AI/IA)?

3- Cite onde no seu dia a dia você já observa o uso da Inteligência Artificial

4- Você acha que a Inteligência Artificial pode causar um grande impacto no futuro no trabalhos de uma empresa? Por que?

5- Qual é a controvérsia da Inteligência Artificial?

6- Qual é o impacto negativo da T.I nos dias de hoje para as pessoas?


Parte 4.



1- Desenvolva um texto com no mínimo 25 linhas falando sobre a realidade com a TI nos dias de hoje e como ela está presente na sua vida pessoal e profissional. Comente também sobre os receios que você tem com o crescimento da TI dentro das empresas e indústrias.


Parte 5.



1- Qual é a ligação da T.I com a Comunicação?

2- Com a nova realidade de hoje, muitas pessoas se capacitaram para usar a tecnologia e algumas precisa e outras não precisa de profissionais da T.I. Existe a necessidade das empresas se reinventarem para conquistar os clientes? Como?

3- Falando sobree as carreiras da TI brasileira, explique quais são e as principais habilidades dos CIOs, CDOs e CTOs.

4- Quais as qualidades de um grande CTO? No seu curso que escolheu você acha que alguma dessas qualidades serve para seu sucesso profissional? Quais qualidades a mãos você colocaria para o seu perfil de atuação para se tornar um grande profissional de sucesso?

5- Porque os CIOs são os principais agentes de transformação digital das empresas?

6- Qual tempo gasto dos CIOs com inovação de modelos de negócios digitais? ( ) 1/3 do tempo
( ) 60% do tempo
( ) metade do tempo

7- Complete as frases com a opção correta de acordo com o conteúdo abordado anteriormente.
A) “Os CIOs destinam mais da metade do tempo à TI herdada (__%) e apenas __% à inovação digital do modelo de negócios.”
( ) 50 – 20
( ) 65 – 43
( ) 57 – 43
( ) 20 – 36

B) “citada por ___%, seguida pelos sistemas relacionados à Internet das Coisas (___%), desenvolvimento de novos sistemas para dar suporte aos processos de negócios existentes (___%)”
( ) 50 – 20 - 10
( ) 65 – 43 - 54
( ) 60 - 57 – 51

C) “As estimativas variam de ___% do tempo de acordo entre CIOs e CEOs e ___% do tempo de acordo com conselhos de administração e outros chefes de funções corporativas, a ___% dos executivos de linha de negócios (LOB).”
( ) 71 – 73 – 76
( ) 65 – 49 - 59
( ) 90 - 17 – 31
( ) 72 – 73 - 77


Parte 6.



1- O que é sustentabilidade?


2- Porque devemos abordar sustentabilidade com a T.I?

3- Porque a Tecnologia trouxe coisas boas, mas ao mesmo tempo agride o meio ambiente?

4- Porque a Tecnologia da Informação faz o casamento perfeito com a Sustentabilidade?

5- Fale tudo que entendeu sobre a TI. Verde.

6- Cite todos os princípios da T.I. Verde.

7- Descreva tudo que você entendeu sobre o TI Verde e a sustentabilidade.

Parte 7.



1- A T.I na Educação é opcional ou obrigatório, por quê?

2- Porque os valores dos recursos de T.I subiram tanto seus valores na pandemia do Covid19?

3- Desenvolva um pequeno texto de 15 destacando a Importância da T.I na educação.

4- Desenvolva um pequeno texto de 15 relatando a sua realidade com a T.I e a educação.


Parte 8.


1- Porque a T.I é uma grande aliada na Segurança do Trabalho?

2- Qual é o objetivo da tecnologia já utilizada BEACON?

3- Porque a realidade virtual é importante para cursos e treinamentos?

4- Você acha que o conhecimento em novas tecnologias (exemplo drones) irão te ajudar a atuar na área de segurança do trabalho?

5- Como a TI ajuda na gestão de risco?

6- Como o aplicativo TATI ajuda no trabalho seguro?

7- Quais as vantagens de usar a tecnologia na segurança do trabalho?



Jair de Jesus

Estudante de HTML, CSS, json, Blogger e tal.{picture#https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_X8kjnFQ6gqz7mpAsGYmndUBnVFuhUwtt2T4rjn6FnitkZZUulhSIzmhVsYGWIHULCAqOObPV3xw9ru-dSPBPuWhT9PGtv-XEK1A5I6l8bJtjEjRsYYleMWoCvtjOtVhDRusviMdEFBU/s35/jair.jpg}{facebook#https://facebook.com/verbratecajuda}{youtube#https://youtube.com/@estudoviolaoclassico} {twitter#https://twitter.com/verbratecajuda}

نموذج الاتصال

الاسم

بريد إلكتروني *

رسالة *